Sigam-me os bons!!!!!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

o colo!

Estou para postar sobre esse assunto desde a primeira vez que participei de um encontro do Ishtar.

Assim que o bom papo terminou, foi dado o início de um ritual chamado 'COLO'. Vi as doulas, a parteira e algumas ativistas aproximando-se da gestante da vez (com a gestação mais próxima do fim) e ao redor dela, fazendo massagem, dando colo, ou apenas encostando e o principal, desejando muita tranquilidade, paz, amor, ocitocina (natural, né!), um parto respeitoso... ah, momento 'vai com tudo que o parto é seu!'.

Fiquei emocionada quando vi o primeiro colo. Se não me engano, foi o colo da Renata Deprá. Com vergonha de participar e apenas admirei. Vi o quanto todas as envolvidas também ficaram emocionadas. É lógico. quantas de nós sentiram abandono nesse momento? Quantas de nós foram enganadas e tiveram o parto roubado? Quantas de nós foram violentadas? E ser acolhida com tanto amor e carinho é extremamente necessário. A fragilidade emocional no final da gestação é grande e o que mais precisamos é de pessoas que estejam sintonizadas com a nossa causa. Parir com respeito!!!!

E a partir desse colo, eu vi o quanto é importante termos essa energia e essa torcida para enfim conseguirmos força para parir em paz que eu tenho participado de todo colo que eu tenho oportunidade.

Ultimamente estamos tendo encontros do Ishtar na Tijuca e acabou de completar 1 mês e tivemos colo em todos.

Um dos temas discutidos foi 'pós-parto idealização x realidade'. E após os relatos e o bom papo, tivemos o colo da Marly. Que foi bem emocionante também. Vi várias ativistas com lágrimas escorrendo e sem brincadeira, 3 dias após o colo ela pariu (parto quiabo, bem rápido) em seu lar!


a barriga é da Marly Correa e o clique é da Valéria Ribeiro.
Ambas autorizaram o uso da foto! 
Não sei não heim... mas esse colo é poderoso!!!

;)

5 comentários:

  1. Nossa Becaaan, deve ser realmente muito emocionante esse colo. Nunca tinha ouvido falar sobre isso. E é essencial termos essa energia positiva toda no final da gestação e o principal, não sentir abandono.

    Adorei. Pena que não tem Ishtar aqui perto de casa. Apesar de ter parido anos e anos atrás, seria muito bom obter mais informações e ouvir outros relatos.

    Aproveite então já que você tem isthar perto.

    Um super beijo, Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê, realmente foi sensacional esse colo da Marly. No último Ishtar de domingo, tivemos outro colo e nooooossa, foi 'das galáxias'. Já postarei sobre isso.

      beijokas

      Excluir
  2. Aiaiai Rebeca todosos dias vc me faz vontade de tr outro filho so pra poder lutar por um parto melhor e menos abusivo do q eu tive primeiro e tbm pra poder receber um colinho desse né?
    Ate tve muito colo do meu esposo e da minha mãe mais nada grande assim e nem com tantas energas,bjjsss
    >Blog http://mirabolantespensamentos.blogspot.com.br/

    Ps"vc me fez continuar a lutar pela amamentação prolongada da minha baixinha!!!

    ResponderExcluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!