Sigam-me os bons!!!!!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

dia do obstétra

Hoje é o dia do Ginecologista Obstétra (GO)

Infelizmente, desde a primeira consulta, lá nos primordios #aos12anos o primeiro contato foi algo completamente embaraçoso. Saí do consultório O-D-I-A-N-D-O a GO. Me senti invadida e humilhada por não querer deixá-la tocar na 'zona do agrião'. Ouvi zuações por parte dela... Ela forçou a barra com a minha mãe que implorou para que eu a deixasse fazer o preventivo. Ora, eu era uma pré adolescente, um pouco de sensibildade por favor!!!

A minha história com essa trupe já começou mal.

Durante a gestação pulei de GO em GO até 'encontrar' o tal do Dr. Jaime que CLARO que fazia parto normal, dããã. E resolvi permanecer com ele e depositei toda esperança nele. Até porque, ele aceitou de primeira fazer o meu PN. Eu juro que não passou pela minha cabeça que ele poderia está mentindo para mim. Até porque eu passei por vários outros GO´s que responderam 'na lata' que não tinham mais disposição para atender PN´s.

Só que o Dr. Jaime era um farsante. Aquela carinha de bom velhinho (igual ao 'papai noel') conseguiu enganar além de mim, outras tantas gestantes. No dia que ele me orientou à agendar a cesária totalmente desnecessária, a sala de espera do consultório estava lotada de mulheres que teriam seus bebês até o final daquela semana. Comassim??? Fiquei assustada e saí perguntando à elas o porque das cesárias... 'ah, porque o Dr Jaime está velho e não tem mais paciência...'; 'eu tive uma cesária na primeira gestação e AGORA SÓ PODE ser cesária...'; 'ué, mas o Dr Jaime só faz CESÁRIA'; 'eu até queria muito um PN, mas o Dr. Jaime não faz PN...'; 'é que o Dr. Jaime vai fazer a laqueadura e então não posso tentar o PN...' Naquele momento caiu a minha ficha. Ele não ia fazer o meu PN. Mentiu pra mim.

Já entrei na consulta decidida à mandá-lo ir à merda. Não, ele não tem o poder sobre as minhas decisões. Meu corpo, meu parto.

E saí do consultório dele decidida a ter o meu PN no hospital universitário perto de casa.

MAS COMO EU SOU B-O-B-I-N-H-A!!

A primeira coisa que me veio à cabeça foi: lá pelo menos o meu filho sairá pela vagina e vão respeitar o tempo dele.

Novamente... MAS COMO EU SOU B-O-B-I-N-H-A!!

Ou idiota, né?!!!

Fui atendida por uma Residente que foi super atenciosa comigo. E não sei ao certo, mas ela me passou uma tranquilidade. Falou que eu fiz o certo em fugir do GO e que lá eu teria o tempo que fosse necessário. Soube também que o Rafa não poderia ficar comigo durante o parto. Não passou pela minha cabeça sair que nem uma louca pela cidade para ir ao hospital assim que a bolsa desse sinal.

E foi exatamente isso que eu fiz.

??????

Quanto àquela residente legal... bem, o plantão dela já tinha acabado e o resto da história vocês já devem imaginar...

V-I-O-L-Ê-N-C-I-A  O-B-S-T-R-É-T-R-I-C-A de cabo à rabo.

A GO plantonista que me acompanhou durante o trabalho de parto era até simpática, mas cagou pra mim. Todas as vezes que eu tentava um contato com ela, ou ela nunca podia (estava dormindo eu acho), quando vinha,  já preparava o dedo para um horroroso toque, eu implorava por água e algo para comer por me sentir fraca e fazia cara de paisagem ...

Se o meu problema fosse aquela GO do plantão da noite... eu acho que poderia ter tido um parto um pouco menos escroto. Lógico que ela me faria zilhões de intervenções (que para eles são 'de rotina'). Mas não teria com certeza a agressão verbal, as 'piadinhas machistas'...

Eu não sei o que faria se algum dia eu encontrasse com o GO que me atendeu durante o parto. Alías, eu não consigo lembrar do rosto dele, apenas lembro muito bem da voz dele, a arrogância do jeito que ele falava, típico professor universitário que se acha o bam bam bam... Lembro que após o parto precisei ir lá para ver como os pontos da maldita epísio estavam e uns residentes me perguntaram quem havia 'feito' o meu parto e eu não lembrava o nome, só sabia que ele era careca e baixinho. E ficaram elogiando, que ele era o mais phoda da universidade e eu, ainda mal com tudo que tinha acontecido, falei que ele era a pessoa mais cruel que eu tinha conhecido... e eles não entenderam nada. Até porque, aquele professor, durante o meu parto, fez todas as intervenções possíveis e imagináveis mostrando aos alunos de medicina passo a passo. Só que o objeto de estudo não era uma caveira coberta com formol e sim um ser humano, uma mulher que foi tratada como uma 'zé ninguém'.

Sei que é raro, mas existem GO´s maravilhosos e que se importam com sim com as gestantes que acompanham. Que só farão uma cesária muito bem indicada. Que a ajudam a parir e não roubam seus partos. Só que infelizmente a realidade obstétrica do nosso país é tão machista que ninguém se preocupa realmente com a mulher.

A blogueira Anne Rammi do Super Duper postou hoje sobre o dia do GO, só que ela conseguiu perdoar o Dr Mauro que a fez passar por uma cesária desnecessária. Mas sinceramente não sei se eu vou conseguir um dia,  perdoar o tal Dr Phodão do Hugg. (não consigo lembrar do nome do maldito)

O que ele fez comigo e com outras muitas mulheres foi muito cruel e desumano. E o pior é que ele é um exemplo a ser seguido. Quantos médicos não tiveram aula de obstetrícia com ele???!!!! Quantos não devem fazer exatamente como ele???!!!!!

A episiotomia que ele me fez desnecessariamente ainda me dói. Ainda bem que cicatrizou muito tranquilo, mas a minha dor não é física. Mas a marca está tão profunda que sinceramente, não sei se algum dia irá sumir.

Por causa desse GO, eu não consigo mais ter sonos tranquilos. Quase sempre a voz dele vem quando tento dormir. Por causa desse GO carrego um medo de parir novamente. Apesar de querer muito um outro PNH. Por causa desse GO vou fazer o curso de doula e tentar ajudar algumas mulheres, informando-as das armadilhas que colocam nos nossos caminhos.

Perdoar, jamais. Ele merece ser preso. Violência contra a mulher é crime.

#sanguenozóio

2 comentários:

  1. Poxa vida amiga, não imagino o quanto ainda te incomoda. Mas sei que vc ainda não superou. E torço muito para que vc faça esse curso de doula que terá no Rio porque de um jeito ou de outro vai te ajudar e muito.

    Boa sorte, Denise

    ResponderExcluir
  2. Que relato!!
    Que triste!
    Dr. Jaime de quê, Rebeca?
    Será que é o mesmo dr. Jaime que tentou agendar a cesárea do Miguel?

    ResponderExcluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!